Serão utilizadas as regras básicas do
Sistema Simples, bem como a Regra Opcional de Classes, sendo esta restrita às seguintes classes:
-
Combatente: Utilizada para os soldados (principalmente infantaria e artilharia);
-
Especialista: Utilizada para os personagens com cargo de liderança, pilotos e outros especialistas (comunicação, engenharia, mecânica, etc).
As armas e armaduras existentes nas regras básicas podem ser utilizadas para adaptar os vários equipamentos utilizados pelos soldados da Segunda Guerra Mundial, mas serão adicionadas a estas regras dois novos elementos:
explosivos e
veículos de combate.
ExplosivosExplosivos são todas as armas utilizadas para causar dano em área, como coquetéis molotovs, granadas, minas, etc. Existem dois tipos de explosivos nas regras do Sistema Simples:
-
Explosivos Arremessados: São aqueles utilizados por um soldado, responsável por seu acionamento e controle. Estão neste grupo as granadas e coquetéis molotovs. Atacar um inimigo com um explosivo arremessado utiliza as regras de uma
Disputa de Atributos do atacante contra todos os defensores que estiverem na área da explosão:
Exemplo de Combate: Um soldado americano (Corpo 7) lança uma granada (+4 nos testes de Corpo), contra dois militares alemães (Corpo 7 e 5) escondidos atrás de um bunker, ambos equipados com uma roupa reforçada (Proteção 2, Resistência 10). Os defensores não estão em condições de contra-atacar, visto que não está vendo o ataque inimigo.
Na Disputa de Atributo, os três rolam 1D10 e somam o valor de seus atributos Corpo (adicionando o bônus da granada no caso do atacante). O soldado americano rola um “8” e soma um “19” (8 + 7 + 4). Os militares alemães tenta se proteger da explosão, com o primeiro deles rolando um “5” em sua esquiva e totalizando um “12” (5 + 7), enquanto o segundo deles rola um “3” em sua esquiva e totalizando um “8” (3 + 5). Desta forma, o americano feriu seus inimigos com a explosão da granada, causando 7 de dano no primeiro (19 – 12) e 11 de dano no segundo (19 – 8 ). A roupa reforçada dos alemães reduz o dano em 2 (o valor de sua proteção), enquanto o restante do dano são diminuídos dos Pontos de Vida deles.
Tipo | Bônus | Preço |
Explosivo Leve | +4 | 30 |
Explosivo Médio | +6 | 50 |
Explosivo Pesado | +8 | 70 |
-
Explosivos Plantados: São aqueles plantados previamente por um soldado especialista. Estão neste grupo as minas e bombas. O inimigo que se aproximar dos explosivos plantados de forma a acioná-los deverá fazer um
Teste de Atributo para evitar ser ferido, aplicando a penalidade prevista no tipo de explosivo:
Exemplo de Explosão: Um soldado americano (Corpo 7) anda por um campo onde está plantada um explosivo ativado por um pino amarrado em uma linha disposta no terreno. O explosivo foi montado por um soldado italiano e se trata de um explosivo leve (
Dano 5) com ocultabilidade média (
-2 no Teste de Atributo).
Assim que se aproxima da área, o soldado sente a linha raspar sua perna, rolando assim o Teste de Atributo (ele gasta 1 ponto de energia para ganhar +1 no teste e se salvar). Aplicando a penalidade imposta pela ocultabilidade, ele deve rolar 1D10 e obter um valor igual ou menor a 6 (Corpo 7 + 1 do ponto de energia - 2 da ocultabilidade). O soldado americano rola um “8”, valor superior a dificuldade, fazendo a bomba explodir e ferindo o soldado. Desta forma, o americano se feriu, recebendo 5 de dano. A roupa reforçada dos alemães reduz o dano em 2 (o valor de sua proteção), enquanto o restante do dano é diminuído dos Pontos de Vida dele.
Tipo | Dano | Preço |
Explosivo Plantado Leve | 5 | 50 |
Explosivo Plantado Médio | 10 | 100 |
Explosivo Plantado Pesado | 15 | 150 |
Ocultabilidade | Penalidade no Teste de Atributo |
Pequena | 0 |
Média | -2 |
Grande | -4 |
É possível desativar um explosivo plantado. Para tanto, basta que o personagem que tentar fazê-lo faça uma
Disputa de Atributos contra o personagem que plantou o explosivo.
Veículos de CombateOs veículos de combate são parte importante do cenário da Segunda Guerra Mundial. Carros blindados, motocicletas, tanques de guerra, aviões de combate, navios, submarinos, etc. As regras desenvolvidas aqui servirão para criar todo tipo de veículo, mantendo a proposta simplificada do sistema.
Construir um veículo é similar à construção de uma personagem do Sistema Simples. Para tanto, basta que sejam definidas algumas características:
Nome do Veículo: como se chama o veículo criado;
Tipo de Veículo: o tipo do veículo pode ser, por exemplo, motocicleta, carro, carro blindado, tanque de guerra, veículo de transporte de passageiros, avião de combate, bombardeiro, navio de guerra, lancha de combate, veículo anfíbio, submarino, etc;
Controle e Capacidade: informa a quantidade de personagens necessários para conduzir e qual a capacidade máxima do veículo;
Corpo: tal qual o atributo das personagens, o atributo Corpo define o quanto o veículo é forte, rápido e resistente. Além disto, ele definirá qual a quantidade de Pontos de Vida do Veículo;
Pontos de Vida: tal qual os personagens, os Pontos de Vida são a resistência a dano de um veículo. Todo o dano que passa a Proteção do veículo é descontado dos Pontos de Vida do mesmo;
Proteção: da mesma forma que as armaduras, os veículos possuem uma proteção dada ao tipo de material da qual é feito. Seguem alguns exemplos:
Tipo | |
Blindagem Leve | 4 |
Blindagem Média | 8 |
Blindagem Pesada | 12 |
Penalidade de Condução: este valor é aplicado aos
Testes de Atributo utilizados para conduzir e manobrar um veículo. Quanto mais difícil controlar, maior a penalidade.
Armas e Equipamentos: são as armas e equipamentos disponíveis no veículo para serem utilizadas pelos personagens ocupantes. Algumas delas podem ser usadas pelo condutor, enquanto outras devem contar com um personagem para manipulá-la;
Especial: define alguns elementos específicos de cada veículo, como a capacidade de voar, andar rápido, andar em terra e na água, submergir, etc.
Regras de Utilização dos Veículos:
Condução: para utilizar um veículo, a quantidade mínima de personagens necessárias para controlar o veículo devem fazer testes sempre que o veículo for ligado e realizar manobras difíceis. Para tanto, basta aplicar a
Penalidade de Condução no valor do atributo
Corpo e fazer um
Teste de Atributo. Se o teste for bem-sucedido, o veículo seguirá aquilo que o condutor quiser.
Utilizando as Armas: as armas do veículo podem ser usadas por um artilheiro da mesma forma que uma arma normal.
Utilizando os Equipamentos: caso uma personagem deseje utilizar um equipamento de um veículo, basta fazer um
Teste de Atributo. Caso seja bem-sucedido, o equipamento é utilizado.
Combate com Veículos: Existem duas formas de combate com veículos:
veículo contra veículo ou
veículo contra personagem.
No combate de
Veículo contra Veículo, os artilheiros de ambos os veículos realizam uma
Disputa de Atributos, somando os bônus dados pelas armas. Caso apenas um dos veículos tenha armas ou esteja com chances de atacar, o condutor do veículo impossibilitado deverá testar seu atributo Corpo na Disputa de Atributos, aplicando as penalidades de condução, buscando apenas evitar o ataque.
No combate de
Veículo contra Personagem, os artilheiros do veículo realiza uma
Disputa de Atributos contra a personagem atacada e vice-versa, somando os bônus dados pelas armas. Caso o artilheiro vença, ele causará o dano correspondente do ataque à personagem. Caso contrário, a personagem causa o dano no veículo, a não ser que o artilheiro não esteja completamente protegido.
Caso apenas o veículo ou a personagem tenha armas ou esteja com chances de atacar, aquele que estiver impossibilitado de atacar deverá testar seu atributo Corpo na Disputa de Atributos, aplicando as penalidades de condução (no caso do veículo), buscando apenas evitar o ataque.
Colisão entre Veículos: Caso dois veículos se choquem, os condutores de ambos rolam 1D10 + o valor do Corpo do veículo de dano no outro, que deve ser aplicado em todos os ocupantes do veículo que forem atingidos, após o desconto da proteção dos veículos.
Exemplos de Veículos:
Nome do Veículo: Motocicleta de Combate
Tipo de Veículo: Motocicleta armada com metralhadora
Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para duas pessoas
Corpo: 6
Pontos de Vida: 16
Proteção: 4
Penalidade de Condução: -1
Armas e Equipamentos: Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro
Especial: a motocicleta se locomove com grande velocidade e é versátil em vários terrenos.
Nome do Veículo: Jipe Blindado
Tipo de Veículo: Jipe blindado e armado com metralhadora
Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para cinco pessoas
Corpo: 8
Pontos de Vida: 18
Proteção: 8
Penalidade de Condução: -1
Armas e Equipamentos: Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro
Especial: o jipe é estável se locomove com grande velocidade, sendo versátil em vários terrenos.
Nome do Veículo: Tanque de Guerra
Tipo de Veículo: tanque de guerra blindado, armado com canhão e metralhadora
Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para oito pessoas
Corpo: 12
Pontos de Vida: 22
Proteção: 12
Penalidade de Condução: -3
Armas e Equipamentos: Canhão (Bônus de +8 ) - protege o artilheiro e Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro
Especial: o tanque é muito resistente e estável. Se locomove devagar, mas ignora grande parte dos obstáculos, sendo versátil em vários terrenos.
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