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    Mensagem por dinho.nmto Qui Mar 22, 2012 12:13 am

    A jóia da coroa do RPTools, não deixe o nome enganar você. MapTool é muito mais do que apenas um programa de mapeamento. Nele não existem apenas ferramentas poderosas para a criação de mapas detalhados, mas também uma função de chat, gerenciamento de detalhado de tokens (permitindo que você acompanhe as propriedades das unidades colocadas no mapa, pontos de vida e outros status), e um marcador de iniciativa. As funções que não forem ser usadas podem ser ocultadas da tela. Esses recursos permitem que a tela do computador funcione como uma mesa virtual, preenchendo o papel de matrizes de combate e marcadores de quadro branco por mapas de qualquer extensão e possibilitando o uso de uma tela de TV (o que eu uso aqui em casa) ou mesmo um retroprojetor. O programa é adaptável a maioria dos sistemas de jogo, possuindo uma criação personalizada de fichas de personagem, rolagem de dados e opções de mapas divididos em quadrados, exágonos ou mesmo movimento livre medido em metros.

    A melhor parte é tudo isto não é limitado a um único PC. Está difícil encontrar pessoas para jogar na região onde mora? Não é um problema. Você pode utilizar a função de servidor integrado para se conectar aos jogadores onde quer que haja uma conexão com a Internet.

    E não pára por aí! Não contente em apenas emular uma mesa de jogo, o grupo RPTools buscou aperfeiçoar a experiência de mesa. É aí que o Maptool se torna ainda mais interessante. Um conjunto de funções permite que o mestre bloqueie a visão dos jogadores, impedindo que eles vejam, por exemplo, o que está escondido além de uma porta fechada ou de uma parede. Outro detalhe importante é o controle de luz. Em uma masmorra escura, exploradores sem uma fonte de luz não enxergariam realmente nada. As luzes podem ser definidas em objetos ou em tokens que emanem luz. Se o mestre desejar, ele pode limitar a exibição de um determinado NPC impedindo que seus jogadores possam vê-lo. São esses pontos existentes no Maptool que dão um nível totalmente novo à experiência de uma mesa online.

    Outro detalhe importante é que o Maptool possui uma quantidade enorme de funções macro, permitindo o mestre ou mesmo os jogadores automatizarem qualquer aspécto de jogo. No entanto é necessário um conhecimento básico de HTML e noções de lógica de programação. As macros podem exibir, inserir, apagar ou mesmo modificar as estatísticas guardadas nas fichas de personagem para acelerar o seu jogo, automatizando calculos grandes e a constate verificação de regras que possam de alguma forma atolar a sessão de jogo. Ao invés de consultar um livro de regras procurando por um detalhe, é possível armazenar essas regras em macros, permitindo que elas estejam a mão com apenas um clique. Você pode até usar macros para manter uma exposição atualizada visual de coisas como pontos de vida e pontos de magia. Imagine não ter que se preocupar em anotar a quandidade de flechas que se arqueiro ainda possui, pois as macros permitem todas essas funções.

    O Maptool é um software de licença aberta, podendo ser fácilmente baixado no site oficial do grupo RPTools. Não há necessidade de instalação, no entanto você deve ter instalado em sua máquina o Java Virtual Machine (que também é de graça) para conseguir rodá-lo.

    Site Oficial do RPTools
    http://www.rptools.net/

    Postarei essa semana um tutorial de como sugar por completo as funções do Maptool aqui no tópico, de forma a ajudar mestres a formarem suas mesas online e depois me chamarem pra jogar nelas. =D

    Abraço
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    Mensagem por Jefferson Pimentel Qui Mar 22, 2012 12:19 am

    Ótimo material, Dinho! Vou ver se uso o maptools para fazer a locação dos personagens nos cenários durante as rodadas de combate do Play by Fórum!
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    Mensagem por dinho.nmto Qui Mar 22, 2012 12:27 am

    Vlw! Eu já estou organizando uma mesa de WH40K no Maptool. Em breve Tutoriais!
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    Mensagem por Jefferson Pimentel Sex Mar 23, 2012 7:10 pm

    Dinho, me diz uma coisa: que arquivo tenho que baixar para funcionar o Map Tools? Lá no site encontrei trocentos deles!
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    Mensagem por dinho.nmto Sáb Mar 24, 2012 1:37 am

    Instale o Java Virtual Machine:
    http://www.java.com/pt_BR/

    E depois execute essa versão mais recente dele:
    www.rptools.net/download/zip/maptool-1.3.b88.zip
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    Mensagem por Jefferson Pimentel Sáb Mar 24, 2012 9:50 am

    Vou instalar e futucar. Dependendo abandono de vez o Fantasy Grounds II e uso o Map Tools.

    Se rolar, a gente podia fazer daqui uma central de recursos para serem usados pelos outros jogadores. Colocar o maptools, o Team Speak, o Hamachi (para quem tem problemas de conexão), etc.
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    Mensagem por dinho.nmto Sáb Mar 24, 2012 10:15 am

    É o que eu tenho em mente. Daí o Tiago Honorato criou a sessão "Recursos" a meu pedido.
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    Mensagem por dinho.nmto Sáb Mar 24, 2012 12:12 pm

    Pra começar o tutorial, eu vou explicar de forma direta sobre os menus e submenus do Maptool e suas funções.

    FILE
    1 – New Campaign: Cria uma nova campanha de jogo. No caso de já haver alguma Campanha em aberto, o programa perguntará se você deseja descartar a campanha que já estava em aberto para abrir a nova. Ou seja, não é possível manter duas campanhas abertas.

    2 – Open Campaign: Abre uma campanha já salva.

    3 – Save Campaign: Salva a campanha atualmente aberta.

    4 – Save Campaign As... : Salva a campanha de forma a permitir salvar como cópia e em outro diretório.

    5 – Save Chat Log History: Salva todas as informações enviadas via chat durante o decorrer da sessão de jogo. O conteúdo é salvo em páginas HTML.

    6-1 – Export > Export Screenshot: Permite salvar o mapa de forma detalhada. Em Type, “Current View” salva apenas a área que está sendo visualizada, enquanto “Entire Map” permite salvar todo o mapa. Em Layers, “Current View” permite que todas as camadas (tokens, backgrounds, objects...) atualmente visíveis sejam exibidas no print a ser feito, enquanto “As Selected” permite que sejam selecionadas as camadas que irão aparecer no mesmo. Em View, “GM” permite salvar o mapa com o modo de visualização do mestre (normalmente exibindo objetos do mapa que normalmente só estariam disponíveis para o mestre, como objetos postos na camada Hidden), enquanto “Player” só permite a visualização de objetos que o jogador possa ver ( no caso do mestre escolher “Player” gerará um mapa mostrando tudo o que está disponível visualmente para todos os jogadores). Observe que, ao selecionar a opção “Player”, as opções de camadas que apenas o mestre pode ver ficam automaticamente bloqueadas. Em Filesystem é possível selecionar em que diretório salvar o mapa. Em FTP é possível fazer um upload do mapa. Em Advanced, é possível escolher o formato da imagem.

    A função de exportar mapas pode ser muito útil para sessões em offline. O mestre pode imprimir um mapa “vazio” para os jogadores, que não mostre as informações da masmorra, e pode imprimir um para ser usado como guia para ele mesmo, exibindo as armadilhas, monstros e tesouros que a masmorra guarda.

    6-2 – Export > Export Screenshot As... : Como no item 6-2, no entanto permite salvar o mapa como cópia e em outro diretório.

    7 – Add Resourses Library: Adiciona um diretório contendo materiais que você pode utilizar no programa. Este diretório pode ser uma pasta em seu computador, um conteúdo ou o conteúdo disponível na livraria do RPTools.

    8 – Start Server: Inicia um servidor e inclui o nome do mesmo à lista de servidores ligados do Maptool.

    9 – Connect To a Server: Exibe a lista de servidores ligados do Maptool e permite conectar-se a um deles.

    10 – Disconnect From Server: Disconecta do servidor atual.

    11 – Connection Information: Mostra informações do servidor ao qual você está conectado.

    12 – Recent Campaigns: Exibe e permite abrir uma das campanhas salvas recentemente neste computador.

    13 – Exit: Sai do programa.
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    Mensagem por Jefferson Pimentel Dom Mar 25, 2012 9:30 am

    Dinho, como é a conexão entre os PCs envolvidos no sistema? Fica lento ou funciona muito bem?
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    Mensagem por dinho.nmto Seg Mar 26, 2012 3:38 pm

    Cara, varia de acordo com a velocidade de cada um. Normalmente o problema não é na conexão e sim a memória RAM pra suportá-lo dependendo a complexidade do mapa e da Fog o War. Mapas complexos tendem a ficar lentos, mas isso se o cara só tiver por exemplo 1GB de memória RAM, porque aí ele deve ter disponibilizado no máximo 512MB para o programa (na janelinha inicial que aparece antes do programa abrir, você pode configurar quanto deseja disponibilizar).
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    Mensagem por dinho.nmto Qui Abr 05, 2012 8:54 am

    EDIT

    1 - Undo Drawing: Desfazer um desenho feito com a ferramenta de desenho.

    2 - Redo Drawing: Refaz uma ação feita com a ferramenta de desenho.

    3 - Clear All Drawings: Apaga todos os desenhos feitos com a ferramenta de desenho.

    4 - Copy: Copia um item (token, object, hidden ou background).

    5 - Cut: Recorta um item (token, object, hidden ou background).

    6 - Paste: Cola um item previamente copiado ou recortado (token, object, hidden ou background).

    7 - Campaign Properties: Abre o Painel de edição de detalhes de campanha (ficha de Personagem, Visão, Iluminação, Barra de Pontos de Vida...)

    8 - Preferences: Abre o Painel de edição de recursos do software (ex.: O jogador só poderá mover o token dele quando ele tiver a iniciativa se assim for marcado nesse painel).

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