Forum RPG na Ilha

Bem vindo ao fórum RPG na Ilha.
O RPG na Ilha é um Grupo de RPG capixaba que promove eventos culturais que visam a diversão através da pratica do RPG, Boardgames e Card-Games.
Sinta-se livre para participar conosco e nos ajude a fomentar o RPG Brasil a fora.

* Importante, se você estiver logado, não verá propagandas no fórum.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» [Compro][Usado] D&D 3.5, D&D 4.0, Tormenta
Sab Jun 22, 2013 3:43 pm por Gabriel Rocha Ribeiro

» [Vendo] Dixit Boardgame - R$ 135,00
Ter Jun 18, 2013 8:49 pm por Lucas Mello

» Mercado de RPG
Seg Jun 17, 2013 7:00 pm por linderman.castro.3

» [Vendo][Usado] Livro do Jogador D&D 4 Edição nacional
Seg Jun 17, 2013 10:37 am por Gabriel Rocha Ribeiro

» Você e seu dia
Qua Maio 01, 2013 9:19 am por moura

» Sobre o porque dessa "seção"
Dom Jan 27, 2013 4:01 pm por wulfgar

» RPG e EDUCAÇÃO
Sex Nov 02, 2012 12:14 am por Adeyvison Siqueira

» A Morte Cinzenta - PbF
Qua Ago 08, 2012 10:51 pm por JMoicano

» Compro Contatos Cósmicos
Qui Jul 12, 2012 2:05 am por LordAnborn

Quem está conectado

1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 46 em Seg Maio 02, 2016 2:06 pm

Setembro 2017

DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário


    Sistema Simples - Segunda Guerra Mundial

    Compartilhe
    avatar
    Jefferson Pimentel

    Mensagens : 109
    Data de inscrição : 06/03/2012

    Ficha de personagem
    Nome: Julius Darkolme
    Classe - Raça: Clérigo/Humano
    HP:
    19/19  (19/19)

    Sistema Simples - Segunda Guerra Mundial

    Mensagem por Jefferson Pimentel em Ter Maio 15, 2012 5:27 pm



    Seguem abaixo a adaptação do cenário histórico da Segunda Guerra Mundial para o Sistema Simples.


    Última edição por Jefferson Pimentel em Seg Maio 21, 2012 8:14 pm, editado 2 vez(es)
    avatar
    Jefferson Pimentel

    Mensagens : 109
    Data de inscrição : 06/03/2012

    Ficha de personagem
    Nome: Julius Darkolme
    Classe - Raça: Clérigo/Humano
    HP:
    19/19  (19/19)

    Cenário

    Mensagem por Jefferson Pimentel em Sex Maio 18, 2012 12:39 pm

    O cenário Segunda Guerra Mundial será desenvolvido buscando estabelecer regras para adaptar os acontecimentos históricos às mesas de RPG utilizando o Sistema Simples. Este cenário se desenvolverá através dos seguintes tópicos:

    - Fundamento Histórico;

    - Regras para simular elementos do cenário utilizando o Sistema Simples;

    - Idéias para aventuras;

    - Fichas das Personagens Históricas Principais.
    avatar
    Jefferson Pimentel

    Mensagens : 109
    Data de inscrição : 06/03/2012

    Ficha de personagem
    Nome: Julius Darkolme
    Classe - Raça: Clérigo/Humano
    HP:
    19/19  (19/19)

    Fundamento Histórico

    Mensagem por Jefferson Pimentel em Sex Maio 18, 2012 12:40 pm



    A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

    Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

    A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interim, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial
    avatar
    Jefferson Pimentel

    Mensagens : 109
    Data de inscrição : 06/03/2012

    Ficha de personagem
    Nome: Julius Darkolme
    Classe - Raça: Clérigo/Humano
    HP:
    19/19  (19/19)

    Regras

    Mensagem por Jefferson Pimentel em Sab Maio 19, 2012 9:59 pm

    Serão utilizadas as regras básicas do Sistema Simples, bem como a Regra Opcional de Classes, sendo esta restrita às seguintes classes:

    - Combatente: Utilizada para os soldados (principalmente infantaria e artilharia);

    - Especialista: Utilizada para os personagens com cargo de liderança, pilotos e outros especialistas (comunicação, engenharia, mecânica, etc).

    As armas e armaduras existentes nas regras básicas podem ser utilizadas para adaptar os vários equipamentos utilizados pelos soldados da Segunda Guerra Mundial, mas serão adicionadas a estas regras dois novos elementos: explosivos e veículos de combate.

    Explosivos

    Explosivos são todas as armas utilizadas para causar dano em área, como coquetéis molotovs, granadas, minas, etc. Existem dois tipos de explosivos nas regras do Sistema Simples:

    - Explosivos Arremessados: São aqueles utilizados por um soldado, responsável por seu acionamento e controle. Estão neste grupo as granadas e coquetéis molotovs. Atacar um inimigo com um explosivo arremessado utiliza as regras de uma Disputa de Atributos do atacante contra todos os defensores que estiverem na área da explosão:

    Exemplo de Combate: Um soldado americano (Corpo 7) lança uma granada (+4 nos testes de Corpo), contra dois militares alemães (Corpo 7 e 5) escondidos atrás de um bunker, ambos equipados com uma roupa reforçada (Proteção 2, Resistência 10). Os defensores não estão em condições de contra-atacar, visto que não está vendo o ataque inimigo.

    Na Disputa de Atributo, os três rolam 1D10 e somam o valor de seus atributos Corpo (adicionando o bônus da granada no caso do atacante). O soldado americano rola um “8” e soma um “19” (8 + 7 + 4). Os militares alemães tenta se proteger da explosão, com o primeiro deles rolando um “5” em sua esquiva e totalizando um “12” (5 + 7), enquanto o segundo deles rola um “3” em sua esquiva e totalizando um “8” (3 + 5). Desta forma, o americano feriu seus inimigos com a explosão da granada, causando 7 de dano no primeiro (19 – 12) e 11 de dano no segundo (19 – 8 ). A roupa reforçada dos alemães reduz o dano em 2 (o valor de sua proteção), enquanto o restante do dano são diminuídos dos Pontos de Vida deles.

    Tipo Bônus Preço
    Explosivo Leve +4 30
    Explosivo Médio +6 50
    Explosivo Pesado +8 70

    - Explosivos Plantados: São aqueles plantados previamente por um soldado especialista. Estão neste grupo as minas e bombas. O inimigo que se aproximar dos explosivos plantados de forma a acioná-los deverá fazer um Teste de Atributo para evitar ser ferido, aplicando a penalidade prevista no tipo de explosivo:

    Exemplo de Explosão: Um soldado americano (Corpo 7) anda por um campo onde está plantada um explosivo ativado por um pino amarrado em uma linha disposta no terreno. O explosivo foi montado por um soldado italiano e se trata de um explosivo leve (Dano 5) com ocultabilidade média (-2 no Teste de Atributo).

    Assim que se aproxima da área, o soldado sente a linha raspar sua perna, rolando assim o Teste de Atributo (ele gasta 1 ponto de energia para ganhar +1 no teste e se salvar). Aplicando a penalidade imposta pela ocultabilidade, ele deve rolar 1D10 e obter um valor igual ou menor a 6 (Corpo 7 + 1 do ponto de energia - 2 da ocultabilidade). O soldado americano rola um “8”, valor superior a dificuldade, fazendo a bomba explodir e ferindo o soldado. Desta forma, o americano se feriu, recebendo 5 de dano. A roupa reforçada dos alemães reduz o dano em 2 (o valor de sua proteção), enquanto o restante do dano é diminuído dos Pontos de Vida dele.

    Tipo Dano Preço
    Explosivo Plantado Leve 5 50
    Explosivo Plantado Médio 10 100
    Explosivo Plantado Pesado 15 150

    Ocultabilidade Penalidade no Teste de Atributo
    Pequena 0
    Média -2
    Grande -4

    É possível desativar um explosivo plantado. Para tanto, basta que o personagem que tentar fazê-lo faça uma Disputa de Atributos contra o personagem que plantou o explosivo.

    Veículos de Combate

    Os veículos de combate são parte importante do cenário da Segunda Guerra Mundial. Carros blindados, motocicletas, tanques de guerra, aviões de combate, navios, submarinos, etc. As regras desenvolvidas aqui servirão para criar todo tipo de veículo, mantendo a proposta simplificada do sistema.

    Construir um veículo é similar à construção de uma personagem do Sistema Simples. Para tanto, basta que sejam definidas algumas características:

    Nome do Veículo: como se chama o veículo criado;

    Tipo de Veículo: o tipo do veículo pode ser, por exemplo, motocicleta, carro, carro blindado, tanque de guerra, veículo de transporte de passageiros, avião de combate, bombardeiro, navio de guerra, lancha de combate, veículo anfíbio, submarino, etc;

    Controle e Capacidade: informa a quantidade de personagens necessários para conduzir e qual a capacidade máxima do veículo;

    Corpo: tal qual o atributo das personagens, o atributo Corpo define o quanto o veículo é forte, rápido e resistente. Além disto, ele definirá qual a quantidade de Pontos de Vida do Veículo;

    Pontos de Vida: tal qual os personagens, os Pontos de Vida são a resistência a dano de um veículo. Todo o dano que passa a Proteção do veículo é descontado dos Pontos de Vida do mesmo;

    Proteção: da mesma forma que as armaduras, os veículos possuem uma proteção dada ao tipo de material da qual é feito. Seguem alguns exemplos:

    Tipo
    Blindagem Leve 4
    Blindagem Média 8
    Blindagem Pesada 12

    Penalidade de Condução: este valor é aplicado aos Testes de Atributo utilizados para conduzir e manobrar um veículo. Quanto mais difícil controlar, maior a penalidade.

    Armas e Equipamentos: são as armas e equipamentos disponíveis no veículo para serem utilizadas pelos personagens ocupantes. Algumas delas podem ser usadas pelo condutor, enquanto outras devem contar com um personagem para manipulá-la;

    Especial: define alguns elementos específicos de cada veículo, como a capacidade de voar, andar rápido, andar em terra e na água, submergir, etc.

    Regras de Utilização dos Veículos:

    Condução: para utilizar um veículo, a quantidade mínima de personagens necessárias para controlar o veículo devem fazer testes sempre que o veículo for ligado e realizar manobras difíceis. Para tanto, basta aplicar a Penalidade de Condução no valor do atributo Corpo e fazer um Teste de Atributo. Se o teste for bem-sucedido, o veículo seguirá aquilo que o condutor quiser.

    Utilizando as Armas: as armas do veículo podem ser usadas por um artilheiro da mesma forma que uma arma normal.

    Utilizando os Equipamentos: caso uma personagem deseje utilizar um equipamento de um veículo, basta fazer um Teste de Atributo. Caso seja bem-sucedido, o equipamento é utilizado.

    Combate com Veículos: Existem duas formas de combate com veículos: veículo contra veículo ou veículo contra personagem.

    No combate de Veículo contra Veículo, os artilheiros de ambos os veículos realizam uma Disputa de Atributos, somando os bônus dados pelas armas. Caso apenas um dos veículos tenha armas ou esteja com chances de atacar, o condutor do veículo impossibilitado deverá testar seu atributo Corpo na Disputa de Atributos, aplicando as penalidades de condução, buscando apenas evitar o ataque.

    No combate de Veículo contra Personagem, os artilheiros do veículo realiza uma Disputa de Atributos contra a personagem atacada e vice-versa, somando os bônus dados pelas armas. Caso o artilheiro vença, ele causará o dano correspondente do ataque à personagem. Caso contrário, a personagem causa o dano no veículo, a não ser que o artilheiro não esteja completamente protegido.

    Caso apenas o veículo ou a personagem tenha armas ou esteja com chances de atacar, aquele que estiver impossibilitado de atacar deverá testar seu atributo Corpo na Disputa de Atributos, aplicando as penalidades de condução (no caso do veículo), buscando apenas evitar o ataque.

    Colisão entre Veículos: Caso dois veículos se choquem, os condutores de ambos rolam 1D10 + o valor do Corpo do veículo de dano no outro, que deve ser aplicado em todos os ocupantes do veículo que forem atingidos, após o desconto da proteção dos veículos.

    Exemplos de Veículos:

    Nome do Veículo: Motocicleta de Combate
    Tipo de Veículo: Motocicleta armada com metralhadora
    Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para duas pessoas

    Corpo: 6

    Pontos de Vida: 16

    Proteção: 4

    Penalidade de Condução: -1

    Armas e Equipamentos: Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro

    Especial: a motocicleta se locomove com grande velocidade e é versátil em vários terrenos.


    Nome do Veículo: Jipe Blindado
    Tipo de Veículo: Jipe blindado e armado com metralhadora
    Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para cinco pessoas

    Corpo: 8

    Pontos de Vida: 18

    Proteção: 8

    Penalidade de Condução: -1

    Armas e Equipamentos: Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro

    Especial: o jipe é estável se locomove com grande velocidade, sendo versátil em vários terrenos.


    Nome do Veículo: Tanque de Guerra
    Tipo de Veículo: tanque de guerra blindado, armado com canhão e metralhadora
    Controle e Capacidade: uma pessoa controlando, com capacidade para oito pessoas

    Corpo: 12

    Pontos de Vida: 22

    Proteção: 12

    Penalidade de Condução: -3

    Armas e Equipamentos: Canhão (Bônus de +8 ) - protege o artilheiro e Metralhadora (Bônus de +3) - Não protege o artilheiro

    Especial: o tanque é muito resistente e estável. Se locomove devagar, mas ignora grande parte dos obstáculos, sendo versátil em vários terrenos.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Sistema Simples - Segunda Guerra Mundial

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Set 25, 2017 6:27 pm